Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Água de beber: da torneira ou da garrafa?

Segundo Antônio D. Benetti
"....O crescimento no consumo de água engarrafada é um  fenômeno brasileiro e mundial. No âmbito mundial, o consumo aumentou 2,5 vezes no período de 1997-2009. O crescimento mais espetacular ocorreu na China (684%), seguido do na Indonésia (392%), no Brasil (310%) e no México (149%). Observa-se que as maiores taxas de crescimento foram verificadas em países em desenvolvimento, onde ocorrem dificuldades para o suprimento contínuo de água potável de qualidade. A China passou de 9º maior consumidor em 97 ao 3º em 2009; no mesmo período, o Brasil passou de 6º a 4º maior consumidor..."

"...Uma questão importante tem sido levantada com relação ao consumo de água envasada são os aspectos ambientais relacionados à extração da água, à fabricação de garrafas plásticas, ao transporte e a comercialização..."

"...Por outro lado, não é adequado assumir-se que a água envasada terá sempre qualidade superior à da água de rede de abastecimento, pois estudos mostram que ela também pode contaminar-se com o processo de industrialização e comercialização."

    Antônio D. Benetti é Professor de Engenharia de tratamento de Águas de Abastecimento e Águas Residuárias do Instituto de Pesquisas Hidráulicas- IPH
www.jornal.ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário