Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A forma lúdica de ensinar

Ao rece
r os textos escritos pelo nosso grupo, trocamos ideias e nos surpreendemos, pois concordamos na maioria dos itens. Divergimos apenas quando falamos em trabalhar conteúdos com a poesia e, conversando, chegamos ao entendimento que a gramática pode muito bem ficar para um segundo momento, a qual inicialmente deve ser voltada para a oralidade e para vivenciar a própria poesia.
A poesia é uma forma lúdica, uma brincadeira que desperta interesse, imaginação e, se juntada à musica, dramatização , ao jogo de palavras, letras, figuras, gestos, participação das horas cívicas, se torna uma forma natural de descobrimento e compreensão do mundo.
Devemos aproveitar as datas comemorativas para incentivar nossas crianças a desenvolverem a oralidade e a participação, pois, desde cedo ouvem muitas canções de ninar, poemas, rimas, que se tornam momentos fundamentais para criar o gosto pela poesia.
A poesia, deve ser para a criança, uma viagem onde as imagens são sonhos, são desenhos, ela é um texto lúdico, mas que os faz pensar, imaginar, compreender e aprender.
Os educadores sabem que ler poesias, contos, fábulas, história para as crianças, é o primeiro passo rumo ao grande amor que deve existir entre as pessoas e os livros e, que através do lúdico, os alunos percebem suas emoções, reconhecem seus sentimentos, facilitando a descoberta de si, do outro e do mundo.




Um comentário:

  1. Olá Grupo Ler e Sonhar, concordo plenamente com vcs quando afirmam que os conteúdos podem sim, ficar para um segundo momento da aula ... e que a poesia é o momento lúdico .. momento onde vamos imaginar, criar, pensar, abrir a mente para novas ideias ... para os sonhos ... isso mesmo ... continuem assim .. o blog de vcs está muito bonito ... abraço com carinho, tutora tecnológica, Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir